imagem que ilustra sustentabilidade

Sustentabilidade, ser sustentável, tem origem no latim “sustentare”, que significa sustentar, apoiar e conservar.

Mas nos dias de hoje, quando se fala em sustentabilidade, a primeira ideia que se tem é ligada à proteção do meio ambiente, com o conceito derivado de desenvolvimento sustentável, definido pela primeira vez em 1972 na Conferência da ONU em Estocolmo, Suécia:

“O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”.

Porém, a ONU avançou nos debates sobre sustentabilidade, a conservação dos recursos ambientais passou a ser apenas um dos pilares. E faz muito sentido, pois um mundo sustentável precisa ser econômica e socialmente justo. E hoje consolida tudo como a bússola dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, Agenda 2030.

Como a VFAZUP é articuladora de processos e soluções de Gestão e Desenvolvimento, temos como missão atuar no planejamento e articulação de estratégias e projetos inovadores, que otimizem a gestão de recursos e ativos gerando resultados com desenvolvimento sustentável, como forma de ajudar as organizações serem sustentáveis, longevas, perenes e comprometidas com entregas às pessoas com o significado maior deste tema, sair do casulo, ir além para fazer um mundo melhor, mais justo, inclusivo e resiliente.

Portanto, vida digna sem desequilibrar os outros pilares, com práticas administrativas que possibilitem que a organização opere no azul: precificação correta, contratação acertada com remuneração justa, compras estratégicas, articulação de ativos otimizada, investimentos assertivos, para gerar bem-estar e integridade da população de forma geral são metas que trabalhamos para alcançar.

Para tal, articulamos todo este processo no seguinte tripé metodológico:

LIDERANÇA INOVADORA

Empoderamento e transformação coaching de líderes e equipes para gestão estratégica de pessoas e processos com resultados e clima organizacional extraordinários.

GESTÃO ESTRATÉGICA

Concepção, implantação, alinhamento e monitoramento do planejamento estratégico com sistema de gestão de ativos, otimização plena e política de governança e compliance.

CIDADES INTELIGENTES E HUMANAS

Diagnóstico e implantação de soluções smart cities com novas modelagens de ativos, foco na inovação e desenvolvimento, conforme a nova agenda urbana e ODS da ONU

Desta forma, nosso grande objetivo é assessorar e agregar valor nas instituições para ajudar a garantir que as necessidades dos seres vivos na Terra continuem a ser supridas pelas próximas gerações.

Ao governo, cabe formular leis para regular, promover e garantir o cumprimento do desenvolvimento neste norte, além de promover a conscientização das pessoas sobre a importância de se preservar o planeta.

Para as organizações privadas, é preciso pensar e agir no processo de produção, às pessoas, cabe refletir e colocar em prática, gerar emprego, inovação e atuar no consumo consciente e ações ambientalmente corretas com responsabilidade social.

Nas próximas semanas vamos avançar nos desdobramentos destes temas aqui no blog da VFAZUP, acompanhe!  

Vladimir Azevedo

Escrito por

Economista, Coaching Self Professional pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC/SP, sócio-diretor da VFAZUP

Deixe seu comentário