objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-ods

A VFAZUP entende que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais devem ser alcançados até 2030, conforme definido pelas Nações Unidas, são relevantes na construção de uma sociedade mais justa em todos os setores: ambiental, social e econômico.

Apesar de parecerem distantes para quem teve pouco contato com essa nova agenda, é importante realizar um diagnóstico de sua cidade e definir quais as estratégias e metas específicas para se chegar a esses grandes e fundamentais objetivos, de acordo com sua realidade.

Alguns países que aderiram à agenda, durante a elaboração dos ODS, dentre eles o Brasil, criaram grupos para discutirem como se enquadravam neles, de que maneira alcançar as 169 metas propostas e as ações até 2030. O que não foi feito, até por causa da viabilidade, é uma análise sobre como cada cidade pode evoluir tendo como base as diretrizes dos ODS.

ODS no Habitat III

Dentre vários fóruns e conferências do relevante tema, tive a satisfação em participar da missão e estar presente representando a Frente Nacional de Prefeitos, junto com o presidente Márcio Lacerda e o prefeito de Palmas, Carlos Amashta, na Habitat III, a grande Conferência bi-decenal da ONU. Liderada pelo secretário Geral Ban Ki Moon, sob a secretaria-executiva do ex-prefeito de Barcelona Joan Clos, ocorreu no Vale dos Vulcões, na bela cidade de Quito, em outubro do ano passado, 2016.


Ficou claro o grande papel da nova agenda urbana dos governos locais para alcançar os ODS.

Assim, fazer um diagnóstico de como as prefeituras podem se adequar, liderar e articular a mobilização de todos os atores sociais para elaborar um plano diretor integrado, estratégico com implementação e acompanhamento da execução para o máximo de garantia em alcançar resultados sustentáveis é preciso. Necessário traçar metas que melhorem a vida das pessoas no curto, médio e longo prazo.

Transformar os centros urbanos, os tornando, cada vez mais inclusivos, resilientes e sustentáveis é o grande desafio deste século de crescimento exponencial da urbanização.

Foi-se o tempo em que culpar quem está acima é uma saída. É preciso pensar, articular e agir além. Como diz o grande Cortela: “o que podemos fazer de melhor com o que temos agora?”

Eis então os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que se desdobram nas 169 metas para 2030:

  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome zero
  3. Boa saúde e bem-estar
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água limpa e saneamento
  7. Energia acessível e limpa
  8. Emprego digno e crescimento econômico
  9. Indústria, inovação e infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção conscientes
  13. Combate às alterações climáticas
  14. Vida debaixo d’água
  15. Vida sobre a Terra
  16. Paz, justiça e instituições fortes
  17. Parcerias em prol das metas

Um dos pilares e bússola do trabalho que a VFAZUP sustenta é a capacitação e empoderamento destas diretrizes dos ODS, que devem ser articulados transversalmente na gestão estratégica da cidade inteligente do século XXI. V

ale conferir em nossos links úteis a plataforma Cidades Sustentáveis, que constitui aliança importante como suporte para avançar neste caminho.

Para saber como sua cidade pode se aproximar desses importantes objetivos, contate-nos e conte conosco!

Vladimir Azevedo

Escrito por

Economista, Coaching Self Professional pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC/SP, sócio-diretor da VFAZUP

Deixe seu comentário